Saiba como realizar a seleção correta de bombas centrífugas

Para que um sistema de bombeamento seja considerado eficaz, ele precisa cumprir o objetivo principal de fazer um fluído chegar ao seu destino conforme os parâmetros de vazão determinados em projeto. Mas, para que isso de fato aconteça, a definição da motobomba correta para cada situação é fundamental. Calcular com segurança a bomba centrífuga adequada a um determinado sistema de bombeamento é uma etapa que leva em consideração dados técnicos tanto sobre o local da instalação quanto sobre as necessidades e particularidades de cada processo.

As principais variáveis a serem consideradas neste sentido, são:

•Altura de Sucção (AS) e Altura de Recalque (AR) em metros;

•Distância em metros entre a captação e o ponto de uso final, ou seja, o caminho a ser seguido pela tubulação;

•Caso a tubulação já esteja instalada, é importante medir o seu comprimento em metros lineares e os tipos e quantidades de conexões e acessórios presentes;

•Diâmetro e material das tubulações de sucção e recalque, caso existentes;

• Vazão requerida em m3/h;

•Altitude do local em relação ao mar;

•Temperatura máxima e o tipo de fluído a ser bombeado.

Vale destacar que, para um bombeamento eficiente, os equipamentos devem ser dimensionados o mais próximo possível do meu melhor ponto de eficiência ou vazão. O B.E.P. (Best Efficiency Point), como é conhecido, trata da vazão onde a bomba irá operar no maior rendimento possível, uma vez que nem toda a energia cinética será convertida em energia de pressão devido a perdas internas (hidráulicas e volumétricas) e a perdas externas (mecânicas).

Em outras palavras, o B.E.P. é importante, pois, quanto maior for o rendimento da bomba, menor será a incidência de problemas. Essa característica que acompanha cada bomba deve ser fornecida pelo fabricante do equipamento.

Por falar nisso, vale reforçar que contar com fornecedores confiáveis, que possuam uma equipe capacitada a realizar o correto dimensionamento das motobombas, é a melhor forma de garantir o sucesso de um sistema de bombeamento. 

2020.09_Blog-Itubombas_Saiba-como-realizar-a-selecao-correta-de-bombas-centrifugas.