Blog Itubombas
Bem-vindo ao nosso blog

Acompanhe tudo sobre
bombeamento

Neste canal publicamos artigos sobre conceitos, tipos de equipamentos, aplicações, etc., para ajudá-lo em sua busca por informações sobre bombas.

image.png

Por dentro das principais aplicações de bombas na mineração

  • 13/11/2020

A mineração é um dos setores mais importantes para o Brasil. Em 2020, por exemplo, um estudo publicado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) revelou que as exportações de minérios nos dois primeiros trimestres do ano foram decisivas para manter o saldo positivo da balança comercial brasileira em meio à crise desencadeada pela pandemia.

O processo de mineração envolve várias fases, que vão desde a prospecção, exploração, extração e processamento dos minerais até sua comercialização. São processos custosos e que demandam equipamentos especializados, além de envolverem questões que impactam comunidades e meio ambiente. Portanto é uma indústria que necessita contar com soluções confiáveis, seguras e sustentáveis.

Entre a gama de equipamentos que fazem parte destes processos, estão as bombas industriais. De forma geral, o setor de mineração pode incorporar os sistemas de bombeamento em diferentes tipos de aplicações. Os principais são:

·  Movimentação de fluídos para liberação de frente de lavra;

·  Esgotamento de SUMP (ponto mais baixo de uma mina em que há água drenada pra ser bombeada) e de cava;

·  Drenagem de água de chuva ou nascentes do terreno;

·  Controle de água e estabilidade de barragens;

·  Drenagem de rejeitos com grande volume de sólidos;

·  Bombeamento de águas servidas e polpas não abrasivas;

·  Bombeamento de água para testes de plantas de processamento ou dutos de transporte de minérios.

Por se tratar de aplicações mais pesadas, o setor de mineração demanda por bombas robustas, equipadas com motores potentes e que apresentem excelente desempenho. Outra tecnologia que faz a diferença neste meio é o sistema de escorva automática a vácuo. Presente em alguns tipos de motobombas, esta inovação permite iniciar o bombeamento a secosem danos à vedação do eixo, devido ao sistema de selo mecânico lubrificado a óleo.

Escolhendo a bomba ideal

Com tantas opções e tipos de bombas disponíveis no mercado, o momento da escolha do equipamento ideal pode gerar muitas dúvidas. Por isso, o mais importante para uma operação de sucesso é contar com fornecedores confiáveis, que possuam uma equipe capacitada a realizar o correto dimensionamento das motobombas.

Além do mais, é fundamental entender a importância de realizar os cálculos adequados à aplicação, levando em consideração dados técnicos tanto sobre o local da instalação quanto sobre as necessidades e particularidades de cada processo.

De forma geral, as principais variáveis a serem consideradas neste sentido são: Altura de Sucção (AS) e Altura de Recalque (AR) em metros, vazão requerida em m3/h, tipo de fluído a ser bombeado (incluindo nível do pH, teor químico e temperatura do fluido) e distância em metros entre a captação e o ponto de uso final, ou seja, o caminho a ser seguido pela tubulação.

Quer conhecer outras dicas sobre a seleção correta de bombas? Clique aqui e confira o conteúdo que produzimos sobre o assunto.