Onde utilizar as bombas submersíveis?

No post anterior, explicamos o que são bombas submersíveis. Agora, chegou a vez de falarmos um pouco mais sobre as aplicações para este tipo de equipamento.

De forma geral, as bombas submersíveis podem atender a uma ampla variedade de aplicações de dragagem e drenagem, atuando tanto com água limpa quanto suja, pois permitem a passagem de sólidos.

Algumas aplicações usuais para este tipo de equipamento são:

· Bombeamento de água contendo lama;

· Limpeza de tanques de aeração;

· Limpeza de lagoas de decantação e sedimentação;

· Desassoreamento de rios;

· Desidratação geral;

· Dragagem de rejeitos em barragens e represas.

Enquanto algumas aplicações oferecem menos dificuldades, como a drenagem de água, outras precisam considerar uma série de fatores. Este é o caso dos sólidos em suspensão característicos em processos com lamas, que requerem uma avaliação mais cuidadosa sobre o tipo e diâmetro das partículas e a característica dos fluidos, a fim de evitar problemas.

Há, ainda, processo cujas condições são muito agressivas, com fluidos corrosivos. Aqui, podemos citar como exemplo a utilização das bombas submersíveis no monitoramento de chorume. Não raramente, empresas focadas em soluções ambientais deparam-se com desafios nestas aplicações, quando equipamentos inadequados sofrem desgaste prematuro provocado por fluidos resultantes da decomposição de materiais orgânicos, causando atraso em operações ou gerando um risco ambiental.

Por último, não se esqueça: os aspectos de projeto são fundamentais para que o bom dimensionamento dos equipamentos permita a realização das tarefas de drenagem ou dragagem no tempo desejado.

2021.01_Blog-Itubombas_Onde-utilizar-as-bombas-submersiveis