Dicas para evitar vazamento de óleo em bombas

Muito além de prejudicar a operação de equipamentos hidráulicos por ocasionar falhas prematuras, o vazamento de óleo do motor também pode ser bastante prejudicial ao meio ambiente. Isso porque os óleos lubrificantes são considerados resíduos sólidos altamente perigosos devido aos contaminantes neles contidos.

Diante deste contexto, é fundamental que as fabricantes de bombas adotem mecanismos de segurança a fim de evitar possíveis vazamentos. Uma das formas de fazer isso é por meio da adoção de caixas de contenção ou carenagem, estrutura de captação que fica embaixo do equipamento.

No entanto, a melhor maneira de se prevenir com relação aos vazamentos é manter o plano de manutenção das bombas em dia. Como explicamos no artigo “Saiba quando realizar a manutenção da sua bomba”, a adoção de boas práticas de manutenção é a forma mais indicada de garantir que as bombas operem nas condições ideais. Quando os equipamentos passam por revisões programadas, é possível detectar previamente possíveis problemas, evitando que acidentes aconteçam ou que a bomba pare de funcionar abruptamente.

Quando o assunto é evitar vazamentos de óleos e outros problemas ao meio ambiente, por sua vez, a realização de testes hidrostático das mangueiras durante as revisões podem fazer toda a diferença. Mais do que isso, também é recomendado realizar checagens diárias das conexões do equipamento, a fim de verificar pontos de vazamento de óleo.

Por último, é importante realizar o esgotamento frequente dos resíduos contaminados que estiverem parados na caixa de contenção para evitar o transbordo, bem como dar a destinação correta para esses resíduos.

Segurança em primeiro lugar

Além de serem seguras para o meio ambiente, é muito importante que as bombas sejam seguras para as pessoas que irão manuseá-las. Para evitar qualquer tipo de acidente, é fundamental que apenas pessoas devidamente treinadas pela fabricante e que leram o Manual de Operação lidem com este tipo de equipamento.

Contar com parceiros confiáveis é uma ótima decisão a ser tomada neste sentido. Para ter mais tranquilidade com relação a este processo, muitas empresas têm optado pela locação de bombas ao invés da compra do equipamento. Uma das vantagens desta modalidade é que a manutenção e o treinamento de operação deixam de ser preocupações para o contratante, pois todo o suporte com relação à instalação, operação e manutenção dos equipamentos é dado pelo fornecedor.

2020.12_Blog-Itubombas_Dicas-para-evitar-vazamento-de-oleo-em-bombas