Conheça as principais vantagens das motobombas a diesel

Entre as mais diversas opções de bombas disponíveis atualmente no mercado, estão às motobombas acionadas com motor diesel, equipamentos que funcionam com um motor térmico de explosão ou combustão, dispensando a necessidade de complexas instalações elétricas.

Consideradas potentes, portáteis e versáteis, as bombas desta categoria reúnem uma série de vantagens quando comparadas aos modelos elétricos, conforme explicaremos no artigo de hoje.

Quais os diferenciais deste tipo de equipamento?

As motobombas a diesel podem ser utilizadas em uma infinidade de segmentos e aplicações. Na mineração, por exemplo, elas são empregadas para movimentar fluidos para liberação de frente de lavra, esgotamentos de SUMP e de fundo de cava, drenagem de água de chuva ou nascentes, controle de água e estabilidade de barragens, entre outras demandas. Já na construção civil, elas podem ser adotadas em obras de hidrelétricas, de fundações, de contenção de enchentes, de portos, de rebaixamento de lençol freático e muito mais.

Independentemente do trabalho a ser realizado, estes equipamentos se destacam pelas seguintes vantagens:

1.  Por funcionar à combustão, dispensa o uso de energia elétrica;

2.  Como consequência, podem ser usados em áreas remotas, mais afastadas, que ainda não possuem rede de energia elétrica, ou em situações emergenciais;

3.  São confiáveis, potentes e versáteis, podendo operar em ambientes e condições complexas com total eficiência.

4.  Possuem manuseio e transporte simplificado, uma vez que não demandam instalação elétrica;

5.  São marcadas pela praticidade e facilidade de instalação, operação e manutenção.

Como escolher o equipamento correto para a sua operação?

As motobombas a diesel podem ser encontradas em variados modelos e potências, com diferentes pontos de operações, de vazão (m³/h) e pressão (mca). Portanto, a definição do equipamento correto irá depender de fatores como o tipo de aplicação e fluído a ser transportado, condições externas do ambiente e necessidades específicas de cada cliente. Por isso, antes de fazer qualquer escolha, é indicado consultar um profissional experiente no assunto.

Atualmente, a Itubombas possui um parque de mais de 500 bombas a diesel, estando preparada para atender qualquer tipo de emergência em diversos segmentos. A companhia oferece um amplo portfólio, incluindo modelos de 4” a 12” para vazão de até 2.000 m3/h e pressões até 400mca (40bar).